terça-feira, 9 de junho de 2009

Como entrar na Itália?

Chegando em Roma, no aeroporto Fiumicino, me pediram o passaporte, as passagens de ida e volta e comprovante de reserva do hotel. Me perguntaram quantos dias eu ficaria na Itália, com quem e onde, mas eu tinha tudo pronto (à mão) e ensaiado. Na alfândega, o controle das bagagens não existiu. Fim da tensão.

Para entrar na Itália os brasileiros que estiverem a turismo e por, no máximo, 90 dias, não precisam de visto, porém os Países integrantes do Espaço Schengen (e a Itália faz parte) estão exigindo algumas coisas, como:

1) passaporte com validade superior a 6 meses;
Sem isso é impossivel viajar. Solicite o passaporte o quanto antes. Dependendo da cidade e do período pode demorar mais de 1 mes.

2) bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;
Passagem ou ticket eletrônico.


3) comprovante de alojamento;
E-mail impresso que comprove a reserva.


4) seguro de saúde;
Não é obrigatório, mas existe um acordo entre Brasil e a Itália que assegura o sistema de saúde. O beneficiário do INSS deve solicitar o formulário IB-2 em um escritório do INSS, indicando o período de permanencia em Itália.
Eu tentei... enfrentei uma fila do cão, perdi tempo e a burocracia me venceu. Comprei um seguro viagem que cobre assistência médica, odontológica, farmacêutica, jurídica, garantia de viagem de regresso, seguro para as bagagens etc. Não usei nada disso, mas acho que vale a pena. Nunca se sabe!


5) comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada
Travel check, carta di crédito ou dinheiro.

6) carta-convite
Isso não é obrigatório, mas é mais um documento que comprova a sua estada a turismo.

Depois de toda essa burocracia, fica a critério da imigração italiana a exigência do cumprimento destas formalidades. Se voce estiver com todos os documentos e, mesmo assim, eles não forem com a tua cara: boa sorte e bom retorno ao Brasil.

Um comentário:

  1. Eu fui para italia , cada 6 meses eu vou !! e uma delicia mesmo!!!! tem que conhecer esse pais , pulando fato de brasileiro que vao la para se prostituir e ladrão italiano e td otimo

    ResponderExcluir